A palavra "Gèlèdé" possui diversos significados, e os mais característicos são:
- Forma de sociedade secreta feminina de caráter religioso existente nas sociedades tradicionais yorubas. Que tem por objetivo expressar o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem estar da comunidade.
- É também um festival anual, onde "nossas mães" (awon iya wa) são homenagiadas, não tanto pela sua maternidade, mas como ancião feminino. Tal festividade ocorre durante a época seca (março-maio) entre os Yorubas do sudoeste da Nigéria e o vizinho Benin.
A Gèlèdé celebra a sabedoria das mães anciãs e mulheres entre os yorubas. O festival inclui máscara (ou adorno de cabeça, uma vez que não cobrem o rosto) usado pelos homens que vestidos como mulheres mascaradas para acalmar as mulheres mais velhas da tribo. Dança e música são parte integrante da cerimônia, que utiliza elementos tradicionais da música yoruba incluindo percussão complexa e músicas. O Gèlèdé é precedido por uma cerimônia chamada Efe, que tem lugar na noite anterior.
A palavra Gèlèdé designa ao mesmo tempo um orixá, uma corporação de seres espirituais, o conjunto dos ancestrais femininos da humanidade, o culto a estes ancestrais e sua instituição, Egbé Gèlèdé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário