2 de dezembro de 2015

Quem disse que cabelo black é só pra quem "tem cor"?

Parem de estereotipar tudo!



Hoje me veio a cabeça a seguinte questão, " Para usar cabelo estilo Black, seja ele crespo, cacheado ou ondulado, é necessário ser negra?".
Tal questionamento me intrigou visto que, hoje no caminho para o trabalho, encontrei uma conhecida minha da época em que fiz o ensino médio, e lembro-me que quando eu estava terminando os estudos, ela entrou em transição capilar e poucos meses depois passou pelo big chop. Da última vez em que a vi seu cabelo estava bem curto com no máximo uns três dedos de raiz. E hoje quando a encontrei, ele já estava bem maior, sedoso, com cachos bem definidos, e o mais importante ela estava linda com sua aparência natural.
Enquanto conversávamos, ela me confessou que sua mãe estava surtando com o volume que seu cabelo havia adquirido, e que ela sempre diz a ela: "- Este tipo de cabelo é bonito porém não se adéqua a cor de sua pele, pois bonito para quem tem cor."
Logo, eu disse a ela que eu não achava que esse tipo de cabelo é para quem tem cor, mais sim para quem tem atitude, afinal o que é cor?
Não gosto de estereotipar as pessoas, as roupas que usam ou os cabelos que escolhem ter, ao passo que já tem muitas pessoas fazendo isso. 
Tenho a seguinte concepção, cabelo black não tem cor, raça ou biotipo definido, é simplesmente uma decisão, uma tomada de atitude e rédias da sua vida, não querer se encaixar nos padrões da sociedade é uma escolha. Você decide se quer ou não ser da forma que todos querem que você seja. 
Muitos podem discordar e dizer que isto é um ato de apropriação cultural, assim como fazem com a questão do turbante. 
Contudo, não encaro tais fatos como um ato de apropriação cultural mas sim, como uma difusão cultural onde todos podem manifestar suas culturas e propagá-las de modo que ao serem vistas por pessoas de outros países, raças, ou crenças diferentes e estas mesmas pessoas se identificarem com o que lhes foi apresentando. Eles terão o livre arbítrio e o direito de manifestarem em si estas culturas.
Enfim, este é um assunto muito delicado a ser discutido, mas estamos aí, abertos a críticas e a comentários construtivos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Tempo Muda Tudo

Olá meus queridos, eu sei ... já faz muito tempo que  não nos encontramos por aqui né. Para ser mais exata, fazem 3 anos que eu não escrevo ...