6 de novembro de 2015

Cuide, use & abuse do poder, ancestralidade e da identidade que seu cabelo te dá

Meu nome é Mateus Scalabrini, tenho 18 anos. Sou blogueiro do Blog Papo de Crioulo, sou crespo 4C com orgulho, tem 8 meses desde que decidi deixar meu cabelo crescer.
 Por toda minha vida eu fui careca e não gostava do meu cabelo por opressão da sociedade, sempre que eu deixava crescer, me criticavam; quando me convenciam a alisar (ficava aquela coisa trágica); então eu cortava por que meu cabelo era "muito duro", na visão da sociedade opressora.
Até que resolvi deixar crescer, na ilusão de que um dia eu conseguiria alguns cachos, comecei a me informar sobre como cuidar, etc...
 Mas só achei Blogueiras e fiquei pensando "Mas gente será que o que elas fazem no delas vai dar certo no meu?"
 Tentei algumas coisas, muitas dessas coisas me frustaram por que eu queria cachinhos e não ficava como o cabelo do Youtube hahaha (Superei). Logo no inicio, no 1° e 2° mês eu comecei a usar a técnica da Esponja pra enrolar, funcionou por um bom tempo, depois o cabelo cresceu a técnica não funcionava mais, eu tive que começar a usar meu cabelo do jeitinho que ele era. Mas e as pessoas me perguntavam:
 "Cadê seus cachinhos?"
- "Eu gostava mais do seu cabelo cacheado, por que agora ta assim?" Até que cheguei a conclusão de que muitas pessoas vivem na Hierarquização Capilar, muita gente por ai querendo impor o tipo de cabelo perfeito, dizendo que o cabelo cacheado é melhor do que o outro só por causa da textura, definição, comprimento ou formato do cacho. Sou obrigado a ler e ouvir diariamente muitos comentários maldosos sobre os cabelos mais crespos, e inclusive conheço gente que não assume o cabelo natural por ser crespo, com medo de ouvir comentários pejorativos.
Mas como disse antes, o fato de não ter cachos me incomodava muito e eu sempre quis ter o famoso Cachinho do Youtube, mas hoje eu adoro, amo e venero a textura natural do meu cabelo!

Uma dica? Cuide, use & abuse do poder, ancestralidade e da identidade que seu cabelo te dá, dê bom dia pra ele toda vez que você acordar, afinal, ele merece o seu carinho como ninguém, é ele quem te ajuda a ficar bonito(a) todo dia.

Depoimento dado por: Mateus Scalabrini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Tempo Muda Tudo

Olá meus queridos, eu sei ... já faz muito tempo que  não nos encontramos por aqui né. Para ser mais exata, fazem 3 anos que eu não escrevo ...