Este blogue foi criado não só para divulgar meu prazer em estar assumindo minha raça, como também para inspirar muitos outros negros(as) que estão a fim de se assumir mas estão com medo da dita "aceitação da sociedade". Por meio deste irei postar fotos de minha transição, depoimentos de negros(as) que já se assumiram, minhas ideias sobre como tomar coragem para assumir sua raça, e também abordar diversos outros assuntos como: moda, maquiagem, cabelo e etc.
26 de setembro de 2015
Porque Usar Turbante?
O turbante pode ser considerado como um dos símbolos da luta pelo movimento negro, seus significados são muitos, eles podem representar a origem, tribo ou casta de uma determinada pessoa, identificar a religião (como o Ojá de origem africana) ou a posição social.
No Brasil, o adereço chegou pelas mãos dos africanos que eram trazidos como escravos entre os séculos XVI e XIX. As mucamas usavam saias, blusas leves e soltas, panos e xales nas costas e turbantes nas cabeças, seus tecidos eram coloridos e tudo isto tinha um grande significado em sua cultura.
Atualmente tenho visto mulheres que adotam o adereço por achar prático ou bonito, mas as mulheres negras o utilizam como um elemento de afirmação cultural. Há ainda o uso ligado à religião. É notável que os turbantes estão sendo utilizado das mais diferentes maneiras e sendo aderido por culturas e provavelmente vão continuar a fazer a cabeça das mulheres e talvez, até dos homens. Pois, está na moda.
O uso do turbante por pessoas brancas tem levantado uma discussão sobre apropriação cultural, mas o fato é, não podemos determinar quem poderá ou não usar o turbante, pois ele é um símbolo cultural e faz parte da nossa história.
Por várias vezes elementos da cultura africana foram descaracterizados para que tivessem maior aceitação social, hoje que ele está no auge de sua afirmação querem definir e impor quem pode ou não usar turbante? Chega a ser egoísta de nossa parte.
Sei que é difícil para alguém que passou a vida inteira usando seu turbante como símbolo de resistência e afirmação vê-lo aceito como belo simplesmente porque passou por um processo de “clareamento”. Enfim esta é a realidade, estamos em um processo de mudança, não podemos tentar mudar o mundo da noite para o dia, mas podemos fazer com que o mundo nos compreenda, e compreenda que não é só o turbante que faz os negros se reafirmarem negros mas sim muitos outros motivos muito mais difíceis de se compreender.
E é por isso que usamos turbantes, para sermos compreendidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Tempo Muda Tudo
Olá meus queridos, eu sei ... já faz muito tempo que não nos encontramos por aqui né. Para ser mais exata, fazem 3 anos que eu não escrevo ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário